Crónica da tertúlia das Banalidades dos "Idos de Março" onde se dá conta das muitas e desvairadas visões da vida, da arte, da história, das aventuras e de outros detalhes que nos fazem pensar e sorrir.
Conferências no novo espaço IFICT - Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral (R. da Bica do Sapato, 48/A - Lisboa)
IFICT/Santiago Alquimista Recomeçaram as Conferências sobre Banalidades agora na nova Sede do IFICT: Rua da Bica do Sapato Nº 48 - A e B
***
“O TEATRO E A VIDA”
por
Adolfo Gutkin
Na primeira conferência do novo ciclo das Banalidades, o anfitrião Adolfo Gutkin, veio falar-nos daquilo que é nele a essência, o sentido da vida.
O “Teatro e a Vida” (ou, “O Teatro é a Vida"…?) é o título dessa reflexão sobre o profundo papel do Teatro na nossa vida.
Recorreu à história mitológica azteca para melhor ilustrar a forma como o teatro se confunde com a própria história da evolução humana: no final da luta de sete dias no alto da montanha, entre Quetzalcóatl que representava a vida, e Huitzilopochtli, o deus da guerra, o aparente vencedor, Quetzalcóatl, desce da montanha mas percebe-se que há alguma coisa de diferente no seu comportamento; era Huitzilopochtli com as vestes do outro…
Belíssima metáfora acerca do profundo significado do teatro nas nossas vidas.
***
A actuação dos “Polibã” complementou de forma perfeita esta primeira conferência nas novas instalações do IFICT, na Bica do Sapato junto à vetusta estação de Santa Apolónia em vias de se transformar em local mais modernizado e atractivo para actividades culturais.
“Menina dos telefones” , de
Maria José Valério
Ouça a versão dos “Polibã”
***
A finalizar, o sempre estimulante convívio à volta da “espantosa mesa d’iguarias” agora em novo “formato” mais amplo e movimentado.