domingo, 4 de março de 2012

2012, Mar. 01 - Mozart

M o z a r t

e o crescendo da

 fúria feminina

por

R a ú l  M e s q u i t a

(Musicólogo com intervenção de relevo em diversas áreas designadamente na escrita na filosofia na psicologia e na rádio)


A tarde, envergonhadamente chuvosa, não
 roubava encanto à panorâmica do casario e do Tejo

Pormenor irresistível

A magia do Tejo e dos "cacilheiros"

À entrada do Santiago Alquimista...
...o "nosso" Frei Tiago aguardava com o cardápio do dia

Já na sala Santiago, os deliciosos petiscos,
autênticas iguarias conventuais
Não, não são freirinhas
mas baptizaram a famosa "bola" de Amelie...

A difícil solidão do orador antes da palestra...

...e a descontração dos felizardos participantes
...ainda dá tempo para uma "bucha"...

Por fim, os "pacientes" lá se arrumam...
Gil destaca-se a coordenar
e Teresa prepara-se para a apresentação...

Aí a temos já na árdua tarefa de
apresentação do vasto curriculum do orador...

...o que desempenhou a contento com uma interessante síntese
 de um vasto percurso dedicado à música, às letras, à psicologia, à rádio, etc...
Falar sobre Mozart e o "crescendo da fúria feminina" na sua obra,
tarefa visivelmente do agrado de Raul Mesquita
Experiente radialista, o orador estruturou a palestra
como uma apresentação em rádio...

Nascido em 1756, Mozart cedo mostra a dimensão do seu génio dando concertos de piano desde os quatro anos. A inflluência feminina foi notória na sua obra. A mãe, exigente em atenções, a irmã Naná -cinco anos mais velha- ou a mulher, Constance, estarão na origem da "fúria" crescente nas árias femininas que compôs na sua curta vida, até aos 35 anos.


Apesar dessa fúria, Mozart quiz sempre que a sua música
soasse "alegre" como chegou a dizer em carta dirigida ao pai.










Também Mozart não escapou à "fúria" maçónica
filiando-se em 1734, com 33 anos



À falta de batuta, o dedo "dirige" a música de Mozart...


Seguiu-se o habitual debate e
 o "afamado jantar volante"...




Que melhor final se poderia ter após a fantástica música de Mozart
sublinhando a crescente importância da mulher?

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